Tire seu Passaporte de Emergência em só 2 fácil passos

O Passaporte de emergência, ou emergencial, será concedido ao requerente que, tendo atendido a todas as exigências para o requerimento do Passaporte normal, comprove a urgência e a inevitabilidade de tua viagem e nem pode esperar o prazo de entrega normal do documento.
Nas hipóteses de catástrofes naturais, conflitos armados, porquê de saúde do requerente ou de teu cônjuge ou parente até segundo grau, proteção de seu patrimônio, serviço, ajuda humanitária, interesse da administração pública ou nos casos de graves transtornos acarretados ao requerente em decorrência do adiamento da viagem será emitido o PASSAPORTE DE EMERGÊNCIA que tem uma taxa de emissão majorada e prazo de validade de 01 ano.
O documento será entregue em 24hs, independentemente de agendamento.
OBSERVAÇÕES Essenciais: Estando pela cidade de São Paulo, pra requerer o Passaporte de emergência, dirija-se ao prédio da superintendência regional, que fica localizada pela Lapa.Na cidade do Rio de Janeiro, dirija-se ao aeroporto internacional do Galeão (Tom Jobim). Se restar alguma dúvida, entre em contato através do telefone 194 pra maiores esclarecimentos.
Última atualização em dezenove/doze/dezesseis.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
RG, ou outros documentos de identificação pessoal que contenham foto;
CPF;
Título de Eleitor;
Certificado de Reservista (Pra requerentes do sexo masculino);
Certificado de Naturalização (Pra estrangeiros naturalizados Brasileiros);
Passaporte anterior (se houver);
Exibir ainda:
Imagem colorida recente 5×7 – Uma imagem Colorida da face, 5×7, recente. Leia nesse lugar como tomar imagem dentro das especificações do DPF.


Comprovante da situação emergencial – Para os casos de Catástrofes naturais de todos os tipos, lutas e conflitos armados, inevitabilidade de viagem urgente por questões de saúde de cônjuge ou parente até segundo grau, proteção de seu patrimônio, questões oriundas de inevitabilidade de trabalho, por motivos de auxílio humanitária, interesse da administração pública ou qualquer outra situação de emergência em que o adiamento da viagem acarretará graves transtornos ao requerente. Procure expor o máximo possível de provas, atestados e documentos que comprovem a indispensabilidade de urgência de sua viagem, já que a Polícia Federal irá explorar a necessidade da urgência baseada nesses documentos. O passaporte poderá ser entregue em até 6 dias úteis ou no máximo em 24h dependendo da situação do requerente.
GRU paga – A Guia de Recolhimento da União – GRU – será emitida no posto de atendimento onde for solicitado o Passaporte de Emergência.
PASSO A PASSO – REQUERENDO O PASSAPORTE DE EMERGÊNCIA
PRIMEIRO PASSO – Preencher o formulário eletrônico para requerimento do Passaporte. Confira nosso postagem com informações detalhadas como preencher o formulário pra requerer o passaporte.
SEGUNDO PASSO – Encaminhe-se a um posto da Polícia Federal pra emissão de passaporte emergencial (certifique-se, através do telefone 194 que o Departamento ao qual fará o pedido está apto a emití-lo. Na cidade de São Paulo, a emissão está a cargo da Superintendência Regional, na Lapa. No Rio de Janeiro, no aeroporto internacional Tom Jobim.
Portar toda a documentação pessoal original exigida, o protocolo do preenchimento do formulário eletrônico, além dos documentos que comprovem a necessidade da urgência pra emissão do Passaporte.
O servidor do D.P.F responsável pelo atendimento fará a análise e avaliará se a situação se enquadra nas hipóteses ditas pra emissão do Passaporte de emergência.
Em caso positivo, o funcionário emitirá a GRU – Guia de Recolhimento da União – pra pagamento pela rede bancária.
Com o pagamento da guia efetuado, o comprovante deverá ser anexado ao processo pra continuidade do pedido.
O período pra emissão do Passaporte de emergência é de 24h. Será entregue ao titular do documento, pessoalmente, mediante apresentação de documento de Identidade e assinatura de recibo.
Valor da taxa para emissão de passaporte de emergência
– R$ 202,oitenta e nove (Duzentos e dois Reais e oitenta e nove centavos).(Este valor poderá ser alterado sem prévio aviso. Contate o callcenter da Polícia Federal, através do telefone 194, pra referência).
Modo Certo DE Tomar Imagens Para PASSAPORTE
Em se tratando de imagens pra Passaporte, só será exigido pra emissão do Passaporte emergencial, em razão de por esse tipo de passaporte nem há tempo hábil pra coleta da foto por meios eletrônicos, efetuado no atendimento pros demasiado tipos de Passaporte.
A foto pra passaporte precisa obedecer os seguintes critérios:
tamanho 5×7

fundo claro
expressão neutra
sensacional iluminação
rosto e ombros com agradável enquadramento
sem dados que possam interferir na identificação do titular
Abaixo, imagens que ilustram como necessita ser tirada uma foto para Passaporte aprovada pelo Departamento de Polícia Federal (Imagens cedidas pelo Serpro):
Imagem com fundo claro
Rosto completamente descoberto
Boa distância de enquadramento
Sem sombras pela imagem
Legal nitidez e sem marcas
Sem óculos de sol e reflexo na lente
Iluminação correta, sem reflexos
Nitidez perfeita
Assunto Visual para frente
Óculos não interferindo
Somente o Titular pela foto
Foto centralizada e fundo claro
Rosto totalmente descoberto
Nenhum tipo de cobertura
Imprima tua própria imagem pra Passaporte usando uma impressora e um software específico para o serviço, como o software Passport photo http://www.baixaki.com.br/download/passport-photo.htm (pago), ID Photo Studio (http://idphotostudio.softonic.com.br/download), (gratuito) ou através do site PassportPhoto4You (http://pt.idphoto4you.com/) de modo mais rápida.
? Para maiores informações sobre isso requerimento de Passaportes, vacinação para viagens, ocorrências com documentos de viagem e informações úteis a viajantes, veja nossa série de artigos: Como recolher Passaporte – O Guia Completo.
Fontes:
Departamento de Polícia Federal
SERPRO

Tú acabou de ler um postagem que faz quota da série Como recolher Passaporte. Pra acessar todos os artigos, clique aqui.
Salvar
Salvar
Salvar
Salvar